Fome Oculta: O que é e como prevenir
Você acha que está se alimentando bem e mesmo assim sente fome e cansaço?
Saiba que você pode estar sofrendo de carência de nutrientes. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a FOME OCULTA, também conhecida como deficiência marginal, é uma carência não aparente de um ou mais micronutrientes no organismo, sendo identificada como o problema nutricional que MAIS PREVALENTE NO MUNDO.
A alimentação serve para fornecer os nutrientes essenciais para o correto funcionamento metabólico. Caso os nutrientes não consigam chegar a célula, estes não serão assim metabolizados (FOME OCULTA) e assim o cérebro envia um sinal para comermos mais na tentativa de suprir a falta destes nutrientes.
Na verdade, a gente não é o que come, e sim o que ABSORVE e esse é o grande desafio na relação entre o que eu como, o que meu estômago consegue digerir, o que meu intestino absorve e o que minha célula metaboliza. Essa relação se chama INDIVIDUALIDADE, pois mesmo 2 pessoas ingerindo o mesmo alimento não quer dizer que estão absorvendo e metabolizando da mesma forma.
Cada um de nós possui um tipo de metabolismo que deve ser levado em consideração para a orientação da alimentação, pois quando identificamos nossas diferenças, o tratamento corrige a carência. Desta forma, se previne várias doenças como a obesidade, melhorando assim a imunidade, disposição, bem-estar, raciocínio e muito mais.
Dra. Anamélia Guerra
Leave a reply
Leave a reply