Exercício é saúde física e mental

A prática de atividades física não está ligada apenas a perda de peso ou finalidade estética. Cada vez mais estudos comprovam os benefícios dos exercícios para prevenção e tratamento de doenças graves, deixando de ser uma recomendação dos médicos e se tornando prescrição.

O pioneiro da medicina do esporte, professor Hipócrates, já afirmava que “alimentação e exercício, embora possuam qualidades opostas trabalham juntos para produzir saúde”. Hoje em dia, existem provas de que o exercício físico além de fazer bem à saúde, pode também diminuir a quantidade de remédios.

A prática regular de atividades físicas em crianças e adolescentes melhora a saúde óssea, o condicionamento cardiorrespiratório e muscular, melhora os biomarcadores cardiovasculares e metabólicos e reduz os sintomas da depressão. Em adultos e idosos, reduz o risco de doenças cardíacas, previne o ganho de peso, reduz risco de pressão arterial, de acidentes vasculares cerebrais, dentre muitos outros benefícios. A prevenção de AVC em pacientes que já apresentaram a doença previne que novos episódios ocorram. Além disso, estudos indicam que os indivíduos ativos tiveram redução no risco de mortalidade e idosos se desenvolveram positivamente nas tarefas do dia a dia diminuindo a dependência de assistência diária.

Existem estudos em andamento que indicam o poder terapêutico da atividade física na sobrevivência ao câncer. Ela pode aliviar a carga psicológica sobre os pacientes durante a quimioterapia. Os estudos concluíram que mulheres diagnosticadas com câncer e que realizavam a prática de exercícios, tinham melhores taxas de sobrevivência.

Os exercícios também ajudam a glicose sanguínea a permanecer na faixa ideal, como também ajudam a insulina a absorver a glicose dentro de cada célula do organismo, incluindo os músculos, para gerar energia.

Só a caminhada já é considerada uma excelente atividade física, pois: reduz a ansiedade e vontade de comer doces, reduz os genes que causam o ganho de peso, protege as articulações, fortalecem os músculos e aumenta a função imunológica. Concluiu-se que correr de 5 a 10 minutos por dia pode aumentar em até 3 anos a expectativa de vida, além da redução de doenças cardiovasculares.

Quando praticada regularmente ainda pode: minimizar a depressão e problemas emocionais, aliviar o estresse e trazer sensação de bem estar, promover o bom funcionamento pulmonar e aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, regular o sono e fazer com que o corpo descanse por total durante a noite, diminuir nos homens a probabilidade de disfunção erétil e proteger a mobilidade e vitalidade.

Todas as evidências descritas acima indicam o quão importante se tornou a prática de atividade física aliada aos tratamentos médicos.

Leave a reply