Quais benefícios o uso diário de um multivitamínico pode trazer ao nosso organismo?
Em 2013, duas pesquisas sobre o tema revelou resultados satisfatórios comprovando o uso de multivitamínicos durantes a vida.
Os multivitamínicos, ou polivitamínicos, são complexos vitamínicos-minerais essenciais para a saúde que repõem micronutrientes que perdemos durante o dia, ou com uma alimentação não balanceada.
A vida corrida e os hábitos de alimentação modernos, fazem com que poucas pessoas consigam comer porções ideais de legumes, frutas e verduras por dia. Além disso, o estresse diário consome ainda mais nossos nutrientes.
Diante disso, o maior desafio da nossa alimentação é conseguir as necessidades diárias de vitaminas e minerais , o que pode ser equilibrado através da suplementação.
Uma das pesquisas, acompanhou 12.741 franceses saudáveis por uma média de 7,5 anos, chamado de ‘ESTUDO SU.VI.MAX. Neste os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu diariamente um multivitamínico com 3 vitaminas antioxidantes e 2 minerais (Vitamina C 120mg, Vitamina E 30UI, Betacaroteno 6 mg, Selênio 100mcg e Zinco 20 mg), e o segundo grupo recebeu uma cápsula de placebo. Os principais achados positivos deste estudo foram:
– Redução de 37% da mortalidade geral em homens.
– Redução de 31%da incidência de câncer em homens.
– Redução de 23% da mortalidade geral em homens e mulheres.
Somente fato de tomar uma pílula diária de vitaminas, podemos considerar que é possível reduzir a mortalidade geral e de câncer em homens.
Porém, o mesmo estudo não provocou o mesmo resultado em mulheres. No entanto, os autores do trabalho fizeram dosagem inicial no sangue dos nutrientes aplicados e concluíram que esta aparente discrepância entre os resultados dos homens e das mulheres poderia ser explicada desde que os níveis séricos de betacaroteno e vitamina C das mulheres eram maiores que os dos homens no início do estudo. Estas substâncias são marcadoras do uso constante de frutas e verduras. Assim, pode-se inferir que as mulheres apresentavam melhor qualidade alimentar que os homens, e que por isto, o resultado da suplementação destes nutrientes nas mulheres não foi tão expressivo como nos homens.
Já o segundo foi feito apenas com homens: acompanhou-se 14.641 médicos americanos com mais de 50 anos por uma média de 11,2 anos, sendo que 1.312 homens já tinham tido câncer antes de iniciar o estudo (Estudo Randomizado Controlado da Saúde dos Médicos II). Para um grupo foi dado um comprimido de um multivitamínico comercial de baixas dosagens (Dose Diária Recomendada; RDA) e para outro grupo foi dado placebo. Os principais achados positivos deste estudo foram:
– Redução da incidência de câncer de 27%, em quem já havia tido câncer.
– Redução da incidência de câncer de 12%, se retirado o câncer de próstata.
– Redução da mortalidade de câncer de 12%.
Explicam-se menores resultados neste estudo em comparação com o anterior, pela menor dose de vitaminas administrada. No entanto, se somarmos os dois estudos concluímos que existem evidências significativas para indicar que o uso de multivitamínicos pode reduzir a incidência de cânceres e a mortalidade em homens…..Mas, e para as mulheres?
Em dezembro de 2013 foi publicado um grande trabalho do Projeto de Pesquisa Agrupada Pós Câncer de Mama (After Breast Cancer Pooling Project (ABCPP) que fez uma metanálise de 4 estudos realizados apenas com mulheres tratadas de câncer de mama e que receberam um multivitamínico. Desta forma, conseguiu-se agrupar para análise 12.019 mulheres, acompanhadas por um período de 1 a 5 anos após o diagnóstico de câncer de mama. Os principais resultados positivos deste estudo foram:
– O uso de antioxidantes associado a multivitamínicos reduziu a mortalidade geral em 21%.
– O uso de um multivitamínico reduziu a mortalidade geral em 16%.
Com este trabalho podemos concluir que os multivitamínicos têm um efeito preventivo comprovado tanto em mulheres quanto em homens, reduzindo a incidência total de câncer, ou recidiva de quem já teve câncer, e assim reduzindo a mortalidade geral.
Leave a reply
Leave a reply