A testosterona e seus benefícios
Entre 25 e 35 anos um indivíduo perde em torno de 25% dos seus andrógenos ( hormônios masculinos). Esta queda hormonal pode levar a insônia, fadiga, diminuição da libido, disfunçāo na ereção, na ejaculaçāo e no orgasmo, perda muscular, depressāo, irritabilidade, osteoporose, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata, distúrbios de memória, entre outros sintomas. Vários fatores podem levar a diminuição da testosterona, tais como estresse, álcool, refrigerantes, excesso de cafeína, toxinas como pesticidas, edulcorantes, bisfenóis, metais pesados, ftalatos e medicamentos como benzodiazepínicos, diuréticos, antiácidos, finasterida, etc.
Vários estudos têm demonstrado que a NORMALIZAÇÃO dos níveis de TESTOSTERONA estão associados com uma REDUÇÃO DO RISCO DE INFARTO DO MIOCÁRDIO E DA MORTALIDADE EM HOMEM ( European Heart Journal , August , 2015).
Você sabia que o MÚSCULO CARDÍACO é o tecido com MAIS RECEPTORES para TESTOSTERONA?
Outro estudo concluiu que altos níveis de testosterona (acima 550ng/dl) são associados com um risco reduzido de eventos cardiovasculares (fatais e não fatais) em homens idosos (JACC OCT 2011). E ainda vários outros estudos que correlacionam baixo nível de testosterona com aumento de 40% de mortalidade (The Journal of Clinical Endocrinology Metabolism. 2008).
Segundo Abraham Morgentaler, M.D. , professor da Harvard Medical School, as evidências atuais são:
1. BAIXO NÍVEL DE TESTOSTERONA NÃO PROTEGE CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA, NA VERDADE, PODE AUMENTAR.
2. ALTO NÍVEL DE TESTOSTERONA NÃO AUMENTA O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA.
3. TRATAMENTO COM TESTOSTERONA NÃO AUMENTA RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA , MESMO ENTRE HOMENS COM ALTO RISCO PARA ISSO.
4. PACIENTES QUE TÊM CÂNCER DE PRÓSTATA METASTÁTICO E EM QUEM FORAM SUBMETIDOS À TERAPIAS PARA BAIXAR O NÍVEL DE TESTOSTERONA, INICIANDO TRATAMENTO COM TESTOSTERONA PODE AUMENTAR O RISCO.
Um outro estudo recente publicado pelo grupo de Cleveland Clinic mostrou que tumores de próstata de alto grau eram 2,4 vezes mais frequentemente observados em homens com níveis mais baixos de testosterona.
Continuo afirmando aos meus pacientes que o equilíbrio hormonal é um dos pilares da saúde e longevidade mas só isso não basta pois é preciso estar em conjunto de hábitos saudáveis como uma boa alimentação, atividade física e controle do estresse.
Leave a reply
Leave a reply