Você sabe a diferença entre tomar um suco de fruta e comer a fruta?

A frutose é um açúcar derivado das frutas, da sacarose e do xarope de milho ( que contém frutose concentrada). A indústria alimentícia vem cada vez mais usando frutose nos seus produtos por esta ser muito mais doce que a sacarose e assim ela economiza na quantidade de açúcar mantendo a mesma doçura final. Antigamente as pessoas consumiam 16-20 gramas de frutose por dia, hoje o consumo passou para 85-100gramas por dia. Este aumento de consumo de frutose é pelo hábito disseminado de utilizar o suco de fruta concentrado, ao invés de comer a fruta. Ao ingerirmos um suco,de caixinha ou natural,  tiramos toda a sua fibra e só ingerimos a frutose, diferente de ingerir a fruta com a fibra pois assim esta irá reduzir a absorçāo da frutose.

O UNICO ÓRGÃO CAPAZ DE METABOLIZAR A FRUTOSE É O FÍGADO e nele a frutose se transformará em  glicose para ser utilizada como energia e em seguida armazenada como glicogênio ( reserva energética) ou será transformada em GORDURA. Se os níveis de glicogênio hepático estiverem cheios, o que acontece durante todos os momentos do dia, exceto no jejum, a frutose será  transformada em gordura e isso vai sobrecarregar o fígado podendo causar obesidade, diabetes, hipertensão e doenças hepáticas como esteatose.

E quando o fígado já não tiver mais espaço para armazenar a frutose na forma de glicogênio, ele mandará para seu abdome e flancos ( parte inferior das costas).

Agora você pode entender que muito suco ( natural, ou muito pior, de caixinha ) na sua dieta , pode ser uma das maiores causas de ganho de peso e ao mesmo tempo de dificuldade de emagrecimento.

Todos sabemos  que as frutas são fontes de vitaminas , anti-oxidantes e minerais, que contribuem para o sistema imunológico , além de facilitarem todo o sistema digestivo pela presença de suas fibras mas….existe uma enorme diferença entre tomar o suco e comer a fruta.

Portanto,se  tiver sede, beba água. Se tiver fome, coma a fruta ! Simples assim!

Leave a reply